Kusudamas;

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Kusudamas;

Mensagem por Mimis em Sab Maio 10, 2008 9:16 pm

Bom, acho que todo mundo aqui sabe o que é origami, né? *-* São as famosas dobraduras de papel, com o objetivo de criar algo.

E o que são Kusudamas? Originalmente, eram saquinhos ornamentais contendo fragrâncias e perfumes que eram pendurados para eliminar odores desagradáveis ou nocivos, como sachês aromatizados.

A palavra kusudama é uma união de outras duas palavras: kusuri = remédio e tama = bola. No Japão pré-moderno, era costume pendurar essas bolas na cabeceira das camas de pessoas que estavam doentes, ou para afastar doenças. O kusudama é um origami modular, ou seja, é composto de vários origamis (módulos ou unidades) que se encaixam (e também existem aqueles que para manter uma maior estabilidade, são colados ou até costurados). Cada unidade é encaixada, formando uma bola que é presa por fios de seda, e na ponta são colodas tiras de papel coloridas.

Hoje, são vistos não mais como amuletos, e sim como objetos decorativos e há uma enorme variedade de modelos diferentes. Além de elementos decorativos, os kusudama também são associados, no arquipélago, a eventos comemorativos, como o internacionalmente conhecido Tanabata Matsuri (Festival das Estrelas) – celebrado anualmente no mês de julho (no Brasil, comemora-se o festival no bairro da Liberdade) – além de inaugurações, formaturas, casamentos, etc.

Quando utilizados para eventos comemorativos, os kusudama ganham o nome de waridama (wari = waru = partir, cortar), pois são “partidos” ao meio, como uma espécie de balão surpresa, soltando tiras e confetes coloridos de papel e, no meio do balão partido, vê-se a mensagem relacionada ao festejo dependurada. Dependendo da comemoração, o kusudama pode ganhar formatos variados, abrindo-se em forma de sino ou coração, para casamentos, ou quaisquer outras formas que lembrem os homenageados.

- O cordão: O simbolismo do cordão abaixo do kusudama pode ser explicado da seguinte forma: Imagine o kusudama como uma esfera contendo a energia da cura, o cordão serve para dirigir essa energia para a pessoa abaixo ou para o ambiente.

Existem vários modelos diferentes, e é bem fácil de encontrar diagramas pela internet. não são difíceis de fazer, só são cansativos pela repetição de módulos (um super fácil que fiz pra minha mãe de dia das mães tem 60 unidades). Alguns modelos:





Se alguém se interessar, posto sites com diagramas Like a Star @ heaven
avatar
Mimis
Admin

Mensagens : 139
Data de inscrição : 26/04/2008
Idade : 25
Localização : Harajuku

Ver perfil do usuário http://fotolog.com/dreamnotes

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kusudamas;

Mensagem por Leandro em Sab Maio 10, 2008 9:25 pm

Cara, adorei a história toda. n.n<3 Posta os sites!! \o\

_________________

Onigiri No Face rumo à fama.
avatar
Leandro
Admin

Mensagens : 167
Data de inscrição : 26/04/2008
Idade : 25

Ver perfil do usuário http://ryokan.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kusudamas;

Mensagem por Mah; em Sab Maio 17, 2008 11:25 am

que lindo! *O*
avatar
Mah;
Mod

Mensagens : 69
Data de inscrição : 27/04/2008
Idade : 25
Localização : Japan

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Kusudamas;

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum